Seminário | Aby Warburg por António Guerreiro

Sexta, 19 Abril, 2013 (All day)

ABY WARBURG - UMA TEORIA DA IMAGEM E DA HISTÓRIA COMO MEMÓRIA

POR ANTÓNIO GUERREIRO

Laboratório de Fotografia | Carpe Diem Arte e Pesquisa

10, 17, 24, 31 MAIO e 7 JUNHO  |  Sextas-feiras > 19h - 21h

 

Apresentação do seminário

Aby Warburg (Hamburgo, 1866-1929), que iniciou a sua investigação multidisciplinar como historiador da arte, é uma figura grandiosa da primeira metade do século XX. Com ele, as ciências humanas e as chamadas “ciências da cultura” atingiram a dimensão de um projecto utópico. Apesar do Instituto em Londres que tem o seu nome e onde está depositado o seu arquivo e a sua famosa biblioteca (a Kulturwissenchatliche Bibliothek Warburg, a biblioteca de ciências da cultura que ele constitui como um centro de estudos em Hamburgo), a sua herança científica e intelectual esteve adormecida durante mais de meio século, mas nos últimos anos deu-se um “renascimento” warburguiano, com efeitos bem visíveis tanto na disciplina de história da arte como na concepção da história da cultura.

Este seminário incide sobretudo em dois aspectos da investigação de Warburg: os seus contributos metodológicos para uma diferente compreensão da historicidade da arte; os seus dois conceitos fundamentais, que marcam uma ruptura com as visões formalistas e historicistas da arte: o Pathosformel (a fórmula da pathos) e o Nachleben (a sobrevivência ou a vida póstuma das imagens); a sua concepção de uma Kulturwissenschaft, uma “ciência da cultura”, unitária que abole a fronteira entre as disciplinas e reivindica o objectivo de fazer um diagnóstico da “esquizofrenia” da cultura ocidental. A sua “ciência universal da cultura” e a sua teoria da imagem (que funda uma nova “iconologia”) serão ainda problemáticas fundamentais a desenvolver neste seminário, implicando uma perspectiva que abrange toda a investigação warburguiana e, muito especialmente, o seu inacabado “Atlas das imagens”, do qual serão mostrados e analisados, ao longo do seminário, alguns painéis.

 

Sobre o formador

ANTÓNIO GUERREIRO é licenciado em Línguas e Literatura Modernas e foi jornalista e crítico literário no jornal “Expresso”, desde 1989 até ao fim de 2012. Publicou um livro de ensaios sobre estética e literatura, intitulado “O Acento Agudo do Presente” (Cotovia, 2000; prémio de ensaio do PEN-club).

Co-editou e colaborou no volume “Enciclopédia e Hipertexto” (Lisboa, edições Duarte Reis, 2006), um trabalho desenvolvido no âmbito do projecto de investigação “Enciclopédia e Hipertexto”, financiado pela FCT durante os anos de 1999-2002. Tem colaboração dispersa em revistas culturais e literárias, e catálogos, sobre poesia portuguesa e cultura e arte contemporâneas. O seu trabalho nos últimos anos tem incidido sobretudo sobre Walter Benjamin e Aby Warburg.

 

PREÇO: 65€ por pessoa até 6 de Maio. Depois, 75€.
INSCRIÇÕES: INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A inscrição consiste no preenchimento do formulário online disponibilizado. O participante será posteriormente informado dos dados necessários para efectuar o pagamento por transferência bancária. A inscrição só é válida após o envio do comprovativo de pagamento para o e-mail: labfoto@carpe.pt

 

Evento Facebook

 

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago