Pedro Palma

Pedro Palma apresenta uma instalação concebida a partir da investigação que desenvolveu durante a sua residência artística no Carpe Diem. Esta investigação partiu de uma sala marcada pelas ausências. Não há um único azulejo. Da riqueza decorativa de outrora, restam as quadrículas dos azulejos e das janelas circundantes. Palma interessou-se pelo cruzamento entre esta ausência geométrica geral e a antiguidade do soalho. Ao construir uma estrutura feita em varão e aço nervurado - materiais normalmente empregues na construção civil – que conjuga com um espelho, a memória destes azulejos dá lugar a uma nova dimensão nesta sala.

www.pedropalma.pt 

 

Pedro Palma, nasceu a 18 de abril de 1985 em Setúbal (Portugal) cidade onde viveu e estudou até ao final do ensino secundário. Na adolescência mudou-se para Lisboa onde seguiu os estudos, e se licencia no curso de Pintura na Faculdade de belas Artes da Universidade de Lisboa. Seguiu os estudos acadêmicos frequentando o mestrado de Arte e Ciência do Vidro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Em 2013 recebeu uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana. Teve então oportunidade de desenvolver o seu trabalho em vidro, na School for American Crafts do Rochester Institute of Technology em Nova Iorque durante três meses. Finalizou o mestrado em 2014 e foi convidado a trabalhar como assistente de estúdio no Mestrado de Arte e Ciência do Vidro até à data. Em simultâneo começou a residência no Carpe Diem Arte e Pesquisa onde desenvolveu um projecto de intervenção no palácio, que foi enquadrado no ciclo de exposições colectivas a realizadas em Setembro de 2015. Em 2016 trabalhou como assistente para a artista, Belen Uriel durante meio ano para a exposição, Segunda-Feira na Culturgest. Recentemente Pedro Palma expôs  uma obra sua numa exposição colectiva, European Glass Context, em Gronbechs Gards, Bornholm na Dinamarca. Nesta participação foi-lhe concedido o apoio da Fundação Millennium BCP para gastos inerentes à participação.