Projecto Trama

O Projecto Trama é um “arquivo vivo”, paralelo à colecção de livros e catálogos da Sala de Leitura Paulo Reis. Funciona como uma base de dados online que documenta permanentemente todos os artistas que integraram o projecto Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), desde o ano 0 até hoje, através da criação de um perfil.

A ideia de um “arquivo vivo” resiste ao desejo de cristalização da coleccão de livros e artistas. O Projecto Trama propõe alterar o display em que os artistas foram apresentados nas exposições do CDAP e promover uma releitura das obras formulando uma combinação e uma interpretação de sentidos diferente. Pretende criar ligações entre estilos, gerações e espaços de pertença cultural formando uma rede de informação mais rica. Este recurso favorece o diálogo e cria um espaço de pensamento e cruzamento de perspectivas.

A Sala de Leitura Paulo Reis empreende a criação deste projecto como parte da sua função educativa para promover novas abordagens às obras e um maior conhecimento dos artistas que fazem parte da sua colecção. Esta plataforma virtual é uma referência de consulta, livre e gratuita, para quem pesquisa no site do CDAP e na Sala de Leitura: artistas, estudantes, investigadores, curadores, colecionadores, críticos e leitores, tanto nacionais como estrangeiros.

O Projecto Trama transforma-se assim, num registo que actualiza, reconfigura e torna mais visível este património de artistas: uma amostra do que está a acontecer no cenário das artes visuais em Portugal.

 

Conceito e realização do Projecto Trama - Lucía Monti 




Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago