Error message

Deprecated function: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in include_once() (line 20 of /home/cdap/public_html/includes/file.phar.inc).

60/3 Concertos Improvisados | Sirius

Sexta, 19 Junho, 2015 - 19:00

Cafetaria do Carpe Diem, sexta-feira dia 19 de Junho às 19h.

Yaw Tembe | trompete
Francisco Trindade | percussões

O nome Sirius não podia ter melhor aplicação do que esta de designar o duo constituído pelo trompetista Yaw Tembe e pelo percussionista Monsieur Trinité (Francisco Trindade). E isso porque, tal como a música do mesmo, identifica uma ilusão dos sentidos. Desde a Grécia antiga que referimos a mais brilhante estrela do céu nocturno como tal, só com a sofisticação dos observatórios os astrónomos tendo descoberto que se trata, na verdade, de um sistema estelar binário, constituído por uma A1V e por uma anã branca muito próximas uma da outra.
Com recurso a delays e loops, o músico da Suazilândia radicado em Lisboa, e que nesta cidade começou por se distinguir como um artista de rua, desmultiplica-se em várias presenças no espectro sonoro – reflexos de si mesmo reflectindo outros reflexos, tal como no “Crystal World” do escritor de ficção científica J.G. Ballard.

Esse cintilar prismático é adensado pelos címbalos e objectos metálicos do português que já foi parisiense, figura consagrada da improvisação nacional com uma continuada actividade que remonta aos Plexus de Carlos “Zíngaro” e que passou por várias formações de um outro homem do trompete, Sei Miguel.

“A abordagem deste Sirius terrestre é feita de ecos e reminiscências, remetendo-nos para o Miles Davis eléctrico da década de 1970 e para o mais recente, e mais electrónico, Jon Hassell. Sobretudo, vem no rasto do psicadelismo norte-americano e da kosmische musik alemã, se bem que com uma mediação reconhecivelmente jazzística. É uma música de contrastes, quente e fria, orgânica e espacial, terrosa e feita da matéria dos sonhos. Simples, e até elementar, nos processos, mas complexa e subtil nas consequências.
Uma surpresa muito bem-vinda no cenário das músicas criativas que por cá se fazem, furando a muralha de conformismo que ainda teima em tolher-nos os movimentos…”, Rui Eduardo Paes.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/747430225379477/