60/3 Concertos Improvisados | Big Bold Back Bone

Sexta, 27 Novembro, 2015 - 19:30

Sheldon Suter - percussão
Marco Von-Orelli - trompete
Luis Lopes - guitarra eléctrica
Travassos - electrónicas

Todos os elementos deste invulgar quarteto electroacústico têm um background rico na investigação do seu próprio som. Trazem bagagens individuais adquiridas em carreiras ricas de experiências, e abrem-nas aqui para uma viagem e partilha comum, como têm feito nas suas variadas Tours na Suíça e em Portugal, as quais passaram, nomeadamente, por Lisboa, Cartaxo, Porto, Coimbra, Basel, Zurich, Locarno, Luzern, Bellinzona, entre outras cidades.

Marco Von Orelli lidera o seu sexteto, com dois recentes discos editados na célebre editora Hatology ou o Swiss Improvisers Orchestra (Creative Sources), enquanto Sheldon Suter traz-nos o seu Musique Brute (Unit Records), do qual, também, faz parte o seu compatriota, para além da experiência em variadas companhias de teatro. Quanto aos dois elementos portugueses, Luís Lopes lidera grupos internacionais como os Humanizariam 4tet (Clean Feed; Ayler Records) ou o Lisbon Berlin Trio (Clean Feed), enquanto Travassos integra, por exemplo, o quarteto Pinkdraft (Creative Sources).

A exploração de extensas possibilidades das bagagens e técnicas instrumentais individuais, ao serviço de um som único e fresco, é prioritária - por vezes no sentido do orquestral devido à particular importância que o grupo oferece ao contraponto, e sua relação com o espaço denso, não necessariamente de som. Frases melódicas – ou em vias de se tornarem melodias – coexistem com texturas abstractas, numa panóplia de timbres que parecem ser criados por mais músicos do que aqueles que estão envolvidos. Tudo isto está expresso no seu bem recebido disco "Clouds Clues" editado pela editora Suiça Wide Ears. Os elementos acústicos em consonância com o poder eléctrico; a improvisação fria e metódica do norte da Europa derrete com a energia do free jazz e do rock. Tudo resulta numa música carregada de tensão com a emergência da contemporaneidade e a consciência do passado.

Entrada: 

€3,00

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago