Apresentação ProjectoMap

Quinta, 16 Maio, 2013 - 18:30

16 de Maio às 18h30

Apresentação ProjectoMap

O ProjectoMap é um projecto de investigação e divulgação da arte contemporânea em Portugal, inédito a nível nacional, realizado pelo Colectivo de Curadores – Alda Galsterer, Felipa Almeida, Moritz Elbert e Verónica de Mello. A plataforma online projectomap.net, lançada em Novembro de 2011, apresenta um mapa dinâmico, interactivo e em constante crescimento dos artistas e das suas ligações, uma ferramenta essencial de apresentação e pesquisa na produção artística contemporânea.

No dia 16 de Maio no Arco, o Colectivo de Curadores apresenta o seu percurso curatorial e propõe o visionamento de dois filmes sobre o ProjectoMap, o primeiro realizado em colaboração com o artista João Paulo Serafim, o segundo contando com as contribuições dos artistas Ana Pérez-Quiroga, Joana Craveiro, Joana Linda, Cristina Ataíde, Luciana Fina, Miguel Bonneville, Paula Roush, Raquel Melgue, Rodrigo Oliveira, Sara & André e Bárbara Assis Pacheco.

A metodologia curatorial do ProjectoMap tem como referência a exposição Friends, Freunde, d’Fründs inaugurada nas Kunsthallen de Berna (Suíça) e Düsseldorf em 1969: em colaboração com os curadores Harald Szeemann e Karl Ruhrberg, os artistas Daniel Spoerri, André Thomkins, Karl Gerstner e Dieter Roth criaram uma exposição a partir das suas ligações de amizade, convocando os amigos e os amigos dos amigos, com o propósito de apresentar o universo pessoal e espiritual

No ano de 2011 o Colectivo de Curadores convidou os artistas Ana Pérez-Quiroga, João Paulo Serafim, Pedro Barateiro e Sara & André a revelar uma parte da própria rede de referências e amizades, dando início ao processo que resultaria na plataforma online projectomap.net. Passados dois anos a rede conta com 138 artistas nomeados, entre eles, Alberto Carneiro, Alexandre Estrela, Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Helena Almeida, João Queiroz, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Ana Jotta, que integram a extensa e heterogénea rede do ProjectoMap, que reflecte a diversidade das ligações pessoais e profissionais no panorama artístico português.

O Colectivo de Curadores éum grupo de trabalho composto por Alda Galsterer, Felipa Almeida, Moritz Elbert, e Verónica de Mello. O Colectivo nasce do encontro de quatro curadores que escolheram Lisboa como plataforma para a sua actividade, após diversas experiências internacionais.
O colectivo propos-se a tarefa de mapear o espaço artístico portugues à procura de redes de significados compartilhados. A construção de um cartografia da arte contemporanea e das suas ramificações fazem parte dos seus objectivos.

 

Alda Galsterer, Alemanha 1978. 

Curadora e Galerista

 

Felipa Almeida, Portugal 1979. 

Curadora Independente

 

Moritz Elbert, França/Alemanha/Italia 1976.

Designer e Curador 

 

Verónica de Mello, Portugal 1976.

Arquitecta e Curadora

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago