Conversa com Pedro Valdez Cardoso, Eduardo Brito e Nuno Faria

Quinta, 21 Maio, 2015 - 19:00

A partir da instalação Ártico de Pedro Valdez Cardoso, Eduardo Brito, Nuno Faria e o Artista realizam uma conversa em torno do imaginário, social, cultural e artístico que tem sido construído em torno dos polos desde o séc. XIX até à actualidade.


Eduardo Brito (Guimarães, 1977) tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a tese Claro Obscuro – Em Torno das Representações do Museu no Cinema. Investiga no Núcleo de Arte e Intermedia do I2ADS da FBAUP. Trabalha como museólogo/curador, fotógrafo e escreve para cinema. Foi coordenador do Reimaginar Guimarães, projecto de arquivo, curadoria e edição de espólios fotográficos desenvolvido na Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. É autor das séries fotográficas Terras Últimas (CCVF, 2010), Uma Variação Veneziana (Pianola, 2014), Sob A Luz Quase Igual (Pierrot Le Fou, 2014), do texto As Orcadianas (Grisu, 2014) e das curtas Antropia (2009), Linha (2012) e Terras Interiores (2013, com Joana Gama, a partir da música de Carlos Marecos). Escreveu o argumento do filme O Facínora (Paulo Abreu, 2012).

Nuno Faria (Lisboa, 1971), formado em História da Arte pela Universidade Livre de Bruxelas (equivalência pela Universidade Nova), tem experiência técnica de coordenação e de direcção num organismo público, o Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura. Curador com uma experiência de 13 anos, trabalhou com artistas de várias gerações, portugueses e estrangeiros, em contexto institucional – Fundação Calouste Gulbenkian – e independente, em contextos centrais e periféricos, em Portugal e no estrangeiro. Experiência em concepção de programas de descentralização cultural de programação e de concepção e organização de programas de residências artísticas. Além de ampla obra escrita publicada sobre arte e artistas, tem, também, experiência de coordenação editorial. Experiência no ensino oficial e independente de arte. É, actualmente, Director do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago