D.R.A-W com João Grama

Sábado, 2 Abril, 2016 - 17:00

«sobre o acto de assomar*», em exibição neste momento em Lisboa, é uma peça constituída por uma família de 60 expressões iniciadas pela palavra mar e que determinam, todas elas e todas de diferente forma, o estado visível do mar. É uma peça cujo interesse vai muito para lá do seu espírito etnográfico, e que propõe uma reflexão sobre a experiência de observação, como esta pode gerar conhecimento e de que forma este se constitui.

A partir destas expressões – familiares, desconhecidas ou mesmo próximas entre si, o artista propõe a criação de um conjunto de outros tantos desenhos, exigindo saber ou imaginação nalguns casos, mas limitando tempo e o carácter de unidade – léxico.

* assomar, verbo intransitivo. Aparecer (em sítio elevado), Subir, Principiar a manifestar-se, a deixar-se ver confusamente. (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

///

João Grama, Lisboa 1975.
Entre 2005-08 frequentou os Estudos Avançados de Fotografia no Ar.Co, em Lisboa, encontrando-se neste momento, a participar no Programa Meisterschülerstudium, na Hochschule für Grafik und Buchkunst em Leipzig, na Alemanha, com um bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian.
Expõe, actualmente, mostras individuais no Museu do Chiado e no CIAJG, em Guimarães.
Em 2015 integrou a seleção de Jovens Artistas do Prémio EDP. Nomeado para a European Photo Awards pela Fundação Gulbenkian, expôs durante 2012 em diversos locais nos quais se destacam o Centre Calouste Gulbenkian, em Paris, e Deichtorhallen Kunst und Fotografie, em Hamburgo. Nesse momento ano apresentou Ropes no Espaço Arte Tranquilidade, em Lisboa. Em 2009 foi nomeado para o prémio Anteciparte, com exposição no Museu do Oriente, em Lisboa.
Encontra-se representado em diversas coleções privadas e públicas portuguesas, nomeadamente Fundação EDP, Col. Fernando Ribeiro, Deutsche Bank e Novo Banco Art.
www.joaograma.com

///

Concepção e acompanhamento da actividade: Marta Ramos e Sofia Murteira
Imagem: Sofia Murteira

A sessão terá a duração aproximada de 2 horas.
€ 7 (material incluído)
Sugerimos pré-inscrição em info@carpe.pt

Entrada: 

€7,00

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago