D.R.A-W com João Pedro Fonseca

Sábado, 21 Maio, 2016 - 17:00

DO INVISÍVEL À MEMÓRIA, DA MEMÓRIA ÀS SENSAÇÕES 

Neste workshop pretende-se explorar o fenómeno da aparição e desaparição da forma, através de um processo de desenho indirecto. Isto é, com recurso a um modelo/performer, tentaremos memorizar os seus movimentos e quedas e tentar passar essas acções do corpo para o papel, enquanto o modelo se encontrar parado/fixo. A compreensão do vazio é mais importante que a compreensão da própria forma, é o vazio que dita a liberdade da acção, e a memória a sensação. 

O exercício será dividido em duas partes: a primeira, numa compreensão e estudos de apontamento a partir do modelo e da acção; a segunda, livre e interpretativa, onde a acção e movimentos aleatórios do modelo condicionam o traço e o desenho do observador.

Tanto o workshop como os movimentos do performer, Berto Esperto, têm como ponto de inspiração o seguinte poema de Henri Michaux: 
“É durante o dia que ele aparece, no dia mais branco. Pássaro. Bate as asas, voa. Bate as asas, apaga-se. Bate as asas, ressurge. Pousa. E depois desaparece. Com um bater de asas apagou-se no espaço branco. É assim que se comporta o meu pássaro familiar, o pássaro que vem povoar o céu do meu pequeno pátio. Povoar? Bem se vê de que maneira... Mas permaneço quieto, a contemplá-lo, fascinado pela sua aparição, fascinado pela sua desaparição.”

Duração aproximada: 2 horas
Material incluído

Sugerimos pré-inscrição em info@carpe.pt

Entrada: 

€7,00

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago