Workshop com Paula Scamparini

Quarta, 15 Julho, 2015 - 18:00

Workshop “Paisagem como dispositivo” com Paula Scamparini

 

Formadora: Paula Scamparini

Datas: 15, 16 e 17 de Julho

Horário: das 18h às 21h

Local: Carpe Diem Arte e Pesquisa e espaço envolvente

Preço: 60€ / 50€ Estudantes

Público-alvo: Artistas e estudantes de artes visuais arquitectura e cenografia que tenham interesse em experimentar uma nova abordagem de paisagem formulada a partir das relacoes entre homem, espaço e cultura.

Mínimo 8 particpantes, máximo 15 participantes


 

PROGRAMA

O curso visa oferecer a possibilidade, a partir de propostas conceptuais, do uso do termo ou da ideia de paisagem como dispositivo para a formulação/construção artística e criativa.

 

Formulação da ideia de paisagem

Neste encontro serão levantadas questões acerca do tema Paisagem, a sua formulação e emprego correntes, a fim de alargar as possibilidades de elaboração de ideias a partir deste conceito e do que ele representa. Será proposto um exercício prático a ser elaborado in loco.

 

O contexto contemporâneo

Neste encontro abordaremos o contexto contemporâneo dePaisagem a partir da leitura sugerida para o entre-encontros e da discussão sobre as relações homem-natureza via cultura no espaço, sobretudo urbano. Será proposta a realização de um pré-projeto artístico contemplando a arquitetura e espaços locais.

 

Do humano à natureza via paisagem

Neste encontro discutiremos questões perceptivas e de alcance dedicadas aos resultantes de exercícios e pré-projetos elaborados durante os dois primeiros encontros, dentre demais trabalhos que possam figurar a respeito das questões de dimensão autor-obra. Exercitaremos finalmente o olhar com a exposição de alguns trabalhos, sugerindo o desdobramento deste seminário para adiante.

 

Bibliografia base (enviada em pfd):

A invenção da paisagem .  Anne Cauquelin . Martins Fontes . 2007

Poética e filosofia da paisagem . Michel Collot . Oficina Raquel . 2013

O que é o contemporâneo e outros ensaios . Argos . Giorgio Agamben . 2009

A invenção do quotidiano: artes do fazer . Michel de Certeau . Vozes . 2009

 --- 

Biografia

Paula Scamparini (1980, Brasil). Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro( EBA UFRJ), Mestre pela mesma instituicao, e Licenciada em artes plásticas pela Universidade estadual de Campinas. É artista, pesquisadora, professora e directora de arte. Dedica-se a pensar o termo paisagem e a traçar possíveis desdobramentos a partir daí. Expõe regularmente no Brasil e no exterior – recentemente na Alemanha, Franca, Áustria e em Portugal. É professora no Instituto de Artes da UFRJ e tambem lecciona na EAV Parque Lage RJ.

http://paulascamparini.com/

 

 

 

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago