Performance | Cristina Maldonado

Sábado, 18 Maio, 2013 - 18:00

WHAT SHE DOES

Performance de Cristina Maldonado*

 

Na vídeo performance intitulada What She Does, Cristina Maldonado desenvolve o seu trabalho a partir da deterioração de cenas de um filme thriller. A artista passa de um plano abstracto de acções não narrativas (imagens, formas e ritmos, característicos da dança) para um plano narrativo (característico do cinema) onde os sujeitos e as situações se deterioram gradualmente até se dissolverem na acção abstracta.

Cristina Maldonado utiliza a tecnologia para agir entre os planos da realidade e da ficção, remetendo para a reinvenção da percepção do público, ao mesmo tempo que elabora um discurso sobre a construção do medo dentro da percepção corporal.

Cristina Maldonado é uma artista cénica mexicana que trabalha a relação entre o corpo e a tecnologia, explorando a ideia de uma arte personalizada, capaz de alargar a experiência de arte actual. A sua técnica consiste na utilização da tecnologia como uma extensão do movimento corporal, intervindo sobre os materiais mediante a presença física e a manipulação táctil.

Desde 2003 dirige co-produções na Europa de Leste, sobretudo na República Checa. Entre as suas mais recentes produções encontram-se a vídeo-performance What She Does (Cine Kino Bio OKO, 2012), Experiment in Terror (Galeria DOX Centro de Arte Contemporâneo, 2011) e Honestly Old (Galeria Meet Factory, 2010). Foi reconhecida pelo Fondo Nacional de la Cultura y las Artes do México com uma bolsa de estudo para Creadores Escénicos con Trayectoria, devido às suas conquistas no meios internacional e aos seus méritos artísticos.

Desenho sonoro e improvisação: Tomadaš Procházka

 

Trailer

Blog da Artista

 

Patrocínio: Embaixada do México (Secretaria de Relações Exteriores), Fundo Nacional para a Cultura e as Artes do México.

Esta apresentação foi possível graças ao apoio e benefício da Embaixada de México em Portugal, Secretaria de Relações Exteriores, México, e a bolsa "Rutas Escénicas: programa de apoyo a las artes escénicas México-Unión Europea" (1ª Emissão 2013) do Fundo Nacional para a Cultura e as Artes, México.

                              

 

*Criadores escénicos com Trajectória (2012-1014), FONCA-CONACULTA, MEXICO. 

File: 

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago