60/3 Concertos Improvisados | Marcelo dos Reis

Sexta, 23 Outubro, 2015 - 19:30

Marcelo dos Reis (guitarra)

Parte integrante de diferentes projectos cuja linha comum é a improvisação livre, jazz e música contemporânea, tais como: FAIL BETTER!, Open Field, Staub Quartet, Pedra Contida, Chamber 4, e em duo com Angélica V. Salvi. Apresenta-se no Carpediem para um concerto a solo, registo propício à emanação de sons elementares e minimais, muitas das vezes preparados, mas sempre de cariz universal, e com vista a resultados inesperados.

Marcelo dos Reis, nascido a 20 de Dezembro de 1984 em Lisboa, iniciou a sua actividade como músico em bandas de rock alternativo e experimental. Após estudar música formalmente, dedicou-se ao jazz e à improvisação livre, sendo a guitarra clássica o seu principal veículo de expressão, mas usando também a guitarra eléctrica de uma forma bastante idiossincrática.

A sua actividade hiperactiva têm-no levado a actuar nas mais importantes salas e festivais na área do jazz do nosso país, assim como além fronteiras. Dos cinco discos editados, todos eles são aclamados pela crítica especializada nacional e internacional, colocando-o numa posição de destaque entre os guitarristas do panorama da música criativa.

Tem colaborado com músicos como: Elliott Sharp, Burton Greene, Burkhard Beins, Liz Allbee, Evan Parker, Carlos "Zíngaro", Toshimaru Nakamura, Andrea Neumann, Théo Ceccaldi, Werner Dafeldecker, entre muitos outros.

É um dos criadores do ciclo de música Double Bill por onde já passaram mais de 80 músicos nacionais e internacionais, e fundou recentemente a editora discográfica CIPSELA.

Texto de Ângelo Clasen


Música - soundcloud.com/marcelodosreis

Vídeo - concerto solo

  

Entrada: 

€3,00

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago