Carla Cabanas (2013/2014)

Projecto

"No projecto “O que ficou do que foi”  a artista tenta invocar a imprecisão da memória através do apagamento, da rasura e do desvanecimento das imagens. A emulsão fotográfica arrancada – mas que se acumula no fundo da moldura – elimina informações sobre espaços, contextos e personagens. Tal como nós os eliminamos involuntariamente da nossa história pessoal, até que estes não sejam mais que cinzas de outros tempos."

Biografia

Carla Cabanas (n. Lisboa, 1979) licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design, Caldas da Rainha em 2003. Concluiu o curso avançado da Escola Maumaus - Escola de Artes Visuais em 2004, em Lisboa. Em 2008, frequentou o curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Em 2009 concluiu a Pós-graduação em Produção e Criação em Artes Tecnológicas na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. 

O seu trabalho tem sido desenvolvido também em residências artísticas, nomeadamente: “MobileHome - Curso Experimental de Arte Contemporânea” no Lagar Portas do Céu, em Loulé, 2009; “Transitante: entre álbuns e arquivos”
, Workshop Internacional de Artistas no 
Intendente, Lisboa, 2012. “Viagens Invisiveis”, São Tomé e Principe, 2013. Cabanas é actualmente artista residente no Carpe Diem Arte e Pesquisa, até junho de 2014.

Ganhou uma Menção Honrosa no Premio de Fotografia Purificacion Garcia em 2012 e em 2005 o terceiro prémio de Pintura Ariane de Rothschild. Em 2010/2011 recebeu uma Bolsa do Programa INOV-Art do Ministério da Cultura de Portugal, para residir em Antuérpia e ser assistente de David Claerbout. O seu trabalho está presente na Colecção Fundação PLMJ, na Colecção BES ART, no Banque Privée Edmond de Rothschild Europe e em várias colecções privadas. Expõe regularmente desde 2000.

Das exposições individuais destacam-se:
“O que ficou do que foi – O Álbum desconhecido” na Sala do Veado do Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa, 2012;
“Caixa da Memórias”, Espaço Propostas – Feira de Arte Lisboa’11, Lisboa;
“Histórias sobre mim” na Galeria Magnética do Pavilhão 28 em Lisboa, 2010;
“A casa onde nasci e outras histórias” na Galeria Carlos Carvalho - Arte Contemporânea em Lisboa, 2009;
“Travel Pictures” no Atelier - Museu António Duarte nas Caldas da Rainha, 2008.

Das exposições colectivas em que participou destacam-se:
“Divagações”, no Museu da Carris, em Lisboa, 2013.
“Arquivos secretos”, no Arquivo municipal de Lisboa – fotográfico em Lisboa, 2012.
"Melhorfuturo 1.0." no Laboratório das Artes em Guimarães, Capital da Cultura, 2012.

"Premio de Fotografía Purificación García" no Círculo de Belas Artes em Madrid, na Biblioteca Central de Santander em Santander e no Domus Artium 2002 (DA2) em Salamanca, todas em Espanha, 2012.
"90-10 Exposição 20 anos Artes Pláticas Esad" no Edifício XXI do Polo Tecnológico de Lisboa em Lisboa, 2011;
"Exposição #05 - Encontro entre a paisagem e a abstracção”, comissariada por Luísa Especial no Espaço BES Arte & Finança em Lisboa, 2010;
"PANDORA'S B.", BAC! International Festival of Contemporary Art in Barcelona X Edition no CCCB - Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona em Barcelona, 2009;
“eARTh”, no Espacio de Arte OTR em Madrid, 2009;
“Mostra de Fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística”, na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Gulbenkian em Lisboa, 2008.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago