Irit Batsry (2012)

Projecto 

Nova série de instalações site-specific criadas durante a residência da artista em 2012, as obras, construídas com fitas de segurança impressas com as palavras ‘Caution’ (cuidado) e ‘Danger’ (perigo) interrogam a tensão entre o orgânico e o mecânico, o industrial e o artesanal, falam de fronteiras e transgressões, inclusão e exclusão, e questionam a percepção e a nossa relação com o meio ambiente. 
As instalações foram espalhadas por diferentes áreas do palácio: 
Visível da rua, uma das janelas da fachada estava preenchida por uma teia de fitas de segurança amarelas e vermelhas. O mesmo ecrã, visto no interior do palácio, criava uma “membrana” entre o exterior e o interior. 
A escadaria nobre do palácio e a sala vermelha apresentaram “cachos” de fitas “Caution” e “Danger” atrás de telas engradadas, montadas nas janelas de forma a fazer parte da arquitectura. O sol, actuando como projector, activa uma imagem na superfície de cada tela, transformando-a num híbrido entre pintura, escultura e “filme”. 
Uma terceira tela encontrava-se no chão da sala vermelha, virada para cima, permitindo ao espectador ver as suas “entranhas”. A mesma sala apresentava uma projecção de uma intervenção filmada da artista no palácio. Uma instalação na fonte do jardim complementava esta série de obras. 

Warning Palace é parte de um conjunto de obras (iniciado em 2007) e que inclui até à data várias instalações de grande escala, esculturas efémeras e fotografias.

Biografia

A obra de Irit Batsry, que habitualmente trabalha nos suportes vídeo e instalação, foi já mostrada em 35 países diferentes. Em 2002 recebeu o prémio Whitney Biennial Bucksbaum. Recebeu também o Grand Prix Video de Création da Societé Civile des Auteurs Multimedia (1996 e 2001) e o Guggenheim Foundation Fellowship (1992), além do Grand Prix – Locarno (1990 e 1995), o First Prize – Vigo 94 e o 01 First Prize – no Australian Video Festival (1989). Irit já expôs o seu trabalho em contextos prestigiados como sejam: National Gallery em Washington, National Film Theater e ICA em Londres, Museu Reina Sofia em Madrid, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Ludwig Museum em Koln, Tel Aviv Museum e no Artists Space, Whitney Museum e Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque. O Jeu de Paume em Paris organizou, em 2006, uma retrospectiva dos seus vídeos (1981-2006).

Site da artista

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago