Sara Bichão (2013/2014)

Projecto

A residência de Sara Bichão no CDAP decorre desde Julho e não tem uma duração definida. O sistema aberto possibilita que a artista trabalhe de forma descomprometida, o que favorece a procura e o amadurecimento de um projecto com características site-specific. Para além disso, dadas as condições proporcionadas (apoio pessoal, técnico, material e atelier), esta residência é uma proposta ambiciosa de trabalho: as possibilidades são diversas e o Palácio de Pombal é um lugar único e vertiginoso onde/para se estar.

A prática de Sara Bichão no interior do palácio está intimamente ligada à sua estética e arquitectura, assim como ao sentido orgânico do CDAP - uma plataforma de renovação diária a vários níveis. O seu objectivo é desenvolver um corpo de trabalho convivente com o Palácio de Pombal: uma obra que testemunhe o processo criativo dentro e acerca do espaço proposto. A concretização física do projecto terá lugar no interior de uma sala com as cores do atelier onde a artista trabalha na residência do CDAP.

Biografia

PT Nasceu em Lisboa, 1986. Completou a Licenciatura (2008) e o Mestrado (2011) em Pintura na FBAUL. Foi alumni da Residency Unlimited em 2012. O seu trabalho é representado pela Rooster Gallery em Nova Iorque e pela Galeria Bessa Pereira em Lisboa. Das suas exposições individuais, as mais recentes são: Open Gates, 2012, Rooster Gallery, Nova Iorque; Cisma na Observação, 2012, Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Das exposições colectivas, destacam-se: Eccentric Exercise, 2013, Les Gens Heureux, Copenhaga; Uma Coisa a Seguir à Outra, 2013, Galeria Quadrum, Lisboa; Extending the Line, 2012, Arevalo Gallery, Miami Beach; Six Apart, 2012, Barbara Davis Gallery em Houston, Texas; Concrete Mirrors, 2012, Crypt Gallery, Londres; SPECTRUM, 2012, Casa Medeiros de Almeida, Lisboa. O seu trabalho faz parte de colecções públicas como: Kelly Jackowski, MidFirst Bank, Arizona e Culturgest - Fidelidade Mundial, Lisboa. Ganhou o prémio BPI / FBAUL (2008) e foi finalista do concurso Jovens Pintores – Fidelidade Mundial (menção honrosa) e do Anteciparte’09.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago