Valter Ventura (2013)

Projecto
Durante o período de residência no Carpe Diem, Valter Ventura propôs prolongar o projecto "Compêndio do Nada" e começar novos trabalhos ligados ao Palácio Pombal. Continuando a aplicar um experimentalismo que reside entre a ciência, a maravilha e a curiosidade obsessiva, aborda temas que exploram a linguagem e a sua relação com o conhecimento das coisas.

Biografia

Valter Ventura (Lisboa, 1979) licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é actualmente doutorando. Terminou em 2005, como bolseiro do Banco Espírito Santo, o Curso Avançado de Fotografia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.
É professor no Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar, colaborando também com o Ar.Co. e o Atelier de Lisboa.
Encontra-se a realizar uma residência artística no Carpe Diem – Centro de Arte e Pesquisa.
Até 2012, trabalhou exclusivamente em dupla com José Nuno Lamas, com quem expôs regularmente desde 2005. Deste projecto salientam-se as participações no 2º Curso de Fotografia do Programa Criatividade e Formação Artística na Fundação Calouste Gulbenkian; no MobileHome - Curso Experimental de Arte Contemporânea e na Plat(t)form 10 pelo Fotomuseum de Winterthur (Suíça). Estão representados nas colecções do Centro de Arte Moderna Azeredo Perdigão (FCG) e da Fundação PMLJ.

Exposições 2013
NO BORDERS. ExperimentaDesign’13. Convento da Trindade, Lisboa.
FUSO OPEN CALL - Anual de Video Arte Internacional de Lisboa.
17ª Bienal de Cerveira, Fundação Bienal de Cerveira.
Compêndio do Nada, Carpe Diem – Arte e Pesquisa, Ciclo de Exposições Março-Maio, Lisboa.

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago