Temps d'Images 2012 - Present in Progress

Sábado, 1 Dezembro, 2012 - 17:00

Present in Progress

Olga Roriz e João Raposo (Portugal)

No âmbito da programação do Temps d'Images 2012

 


Em Present in Progress, a coreógrafa e bailarina (Olga Roriz) e o pintor (João Raposo) dialogam, juntos e ao vivo, num singular encontro entre pintura e dança.

Ele pinta e as suas experiências, não só com cores e formas, mas também com ritmos - numa exploração da dimensão temporal inalcançável pela pintura enquanto quadro finalizado, são simultaneamente projectadas numa tela branca. Ela, vestida de branco, integra essa tela e o seu movimento flutua entre as explosões de linhas e cores.

Mas esta dança é também ela própria, como aliás qualquer dança, um desenhar no espaço. O resultado da performance é uma inevitável e perfeita comunhão entre todos os seus componentes. Como se o pintor desenhasse a dança, e como se as imagens fossem pintadas pelo movimento desse corpo. Esta ligação é ainda reforçada pela música, elemento comum condutor de ambos os intervenientes.

Cada performance é uma nova experiência, com uma história própria. O cruzamento da dança, da pintura, do vídeo e da música, manipulados em tempo real pelos dois criadores, transporta o espectador para um universo genuíno e apaixonante.


Concepção e Espaço cenográfico: Olga Roriz e João Raposo | Coreografia e interpretação: Olga Roriz | Pintura e vídeo: João Raposo | Música: Balanesco Quartet “Possessed” | Director de produção: Pedro Quaresma | Produtora executiva: Teresa Brito

Toggle collapsible region

desenvolvido por white imago